Lembram do Rocky Mountain News, o jornal cujo fim acompanhamos praticamente ao vivo aqui, em 26 de fevereiro?
Pois ele morreu uma segunda vez, agora na web.
É assim: um grupo de 30 ex-funcionários do diário da cidade norte-americana de Denver se reuniu em torno de veículo on-line criado para manter vivo o espírito do jornal, que ontem completou 150 anos.
A proposta do InDenverTimes era cobrar US$ 5 mensais de uma carteira de clientes estimada em 50 mil pessoas para tornar o negócio viável.
Como todo mundo que aposta em conteúdo noticioso generalista pago na internet, o InDenverTimes fracassou: reuniu só 3 mil assinantes, número insuficiente para bancar parte do espólio funcional do finado Rocky em papel.
Lembrei de uma frase que um colega do Terra costuma dizer:
“Jornalismo é o espaço que sobra da publicidade”. E eu acrescentaria: “Sim, e somente SE tiver publicidade”. Notícia por si só não vale nada, né, Alec? rs